Livros e Teses

Sertão, Lugar Desertado – O Cerrado na Cultura de Minas Gerais – Ricardo Ferreira Ribeiro

Este livro investiga as relações entre a sociedade do sertão mineiro e o seu ambiente natural, o cerrado, dando continuidade ao trabalho iniciado em Florestas anãs do Sertão – O cerrado na história de Minas Gerais. Neste segundo volume, utilizando as ferramentas do etnoecologia, o patrimônio cultural sertanejo é examinado por meio de uma pesquisa de campo, realizada em comunidades escolhidas pela sua identidade indígena ou negra e pela forte presença de lavradores, vaqueiros e artesãos de quatro regiões do cerrado mineiro: Alto Jequitinhonha, Norte, Noroeste e Triângulo. Durante mais de dois anos, o autor foi esmiuçando essa gente sertaneja e descobriu, sobretudo, que o cerrado é mais do que uma paisagem, mais do que a “casa” onde vive o sertanejo: ele é a sua vida.

Florestas Anãs do Sertão – O Cerrado na História de Minas Gerais – Ricardo Ferreira Ribeiro

Partindo da região da Mata Atlântica, a paisagem do Brasil Central pareceu, aos colonizadores, mais densa que as larguezas campestres e mais aberta que as florestas. Referida como “campos fechados”, ou “campos cerrados”, passou a ser chamada, nos dias de hoje, simplesmente de Cerrado. Sua vegetação foi descrita, pelos naturalistas europeus do séculoXIX, como formada por árvores tortuosas, enfezadas, esparsas aqui e ali, e as chapadas cobertas por arbustos foram designadas como carrascos ou florestas anãs. Desde então, o Cerrado, assim como a Caatinga, é visto como uma espécie de “primo pobre” da ecologia brasileira, destinado a ser objeto de rápida destruição. Visão que é retratada na Constituição de 1988, em que não receberam a condição de patrimônio nacional, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense e outros biomas. Nos vastos espaços do Brasil de dentro, o Sertão Mineiro, área dominada pelo Cerrado, se diferencia tanto da região leste do Estado como também dos outros sertões do Nordeste e do Centro-Oeste. Eternizado pela obra de Guimarães Rosa, sua história ambiental é aqui contada desde a sua ocupação, há mais de 12 mil anos, até as primeiras décadas do século XX, em uma longa trajetória de formação do “ser tão mineiro.”

A Oeste das Minas: Escravos, Índios e Homens Livres numa Fronteira Oitocentista – Luis Augusto Bustamante Lourenço

Este livro torna-se, desde já, leitura obrigatória não apenas para os que se interessam pela história do Triângulo Mineiro, mas também para os que procuram um modelo de geografia histórica acurada. Esperamos que seu efeito de demonstração seja difundido pelo país, uma vez que, sem ocupar o lugar que lhe cabe na análise do passado, isto é, sem produzir geografias do passado, a geografia brasileira jamais poderá atingir seu objetivo de contribuir plenamente para o entendimento do processo de produção do território nacional.

Das fronteiras do Império ao coração da República: o território do Triângulo Mineiro na transição para a formação sócio-espacial capitalista na segunda metade do século XIX – Luis Augusto Bustamante Lourenço

Este trabalho tem por objetivo compreender a transição, ocorrida no território do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, nas últimas quatro décadas do século XIX, de uma economia e sociedade organizadas com base em estruturas herdadas do Antigo Regime para o capitalismo. A hipótese desse trabalho é a de que a transição de um modo de produção para outro corresponde a mudanças estruturais nas configurações territoriais, paisagens, redes e técnicas, caracterizando nova formação sócio-espacial. Foram analisadas as transformações ocorridas na configuração territorial, com ênfase na regionalização e rede urbana; na estrutura fundiária, em especial a distribuição e mercantilização de terras; a transição da escravidão para o trabalho livre; as mudanças nos sistemas técnicos e a dinâmica do espaço urbano. Inventários post mortem, recenseamentos, mapas e material colhido em trabalhos de campo, além de vasta literatura foram utilizados como fonte deste estudo, que se fez na perspectiva da geografia regional e da geografia histórica.

Ecossistemas do Brasil – Aziz Nacib Ab’Saber

Este livro apresenta os aspectos fitogeográficos e abióticos que cercam os principais ecossistemas encontrados nos grandes domínios da natureza brasileira. O texto é escrito pelo geógrafo Prof. Dr. Aziz Ab’ Sáber, e a obra traz 253 imagens feitas pelo fotógrafo Luiz Claudio Marigo. ‘Ecossistemas do Brasil’ traz o universo das relações ecológicas dos principais tipos de vegetação brasileiros, desde quando o país ainda era um paraíso tropical intocado até o atual estágio de ocupação humana do território nacional. Por esse motivo, representa um grande passo para ampliar o conhecimento científico em torno das questões ambientais e promover a valorização cultural e social da conservação da natureza brasileira. Edição bilíngüe – Português/Inglês.

Os Domínios de Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas – Aziz Nacib Ab’Saber

Ecologia é matéria nova no ensino e há uma falta grande de obras que tratem desse assunto. Por isso, esse novo livro do Prof. Aziz Ab’Sáber, nossa maior autoridade na área de Ecologia, é bastante oportuno. Aqui, Ab’Sáber analisa a magnitude espacial e territorial do País e explica com competência os espaços herdados da natureza, isto é, os Domínios de Natureza. Uma das virtudes deste livro é a de fundamentar propostas coerentes e honestas para evitar que “alguns” queiram transformar todos os espaços em mercadorias para favorecer poucos em detrimento das gerações futuras. O autor é um dos raros conhecedores em profundidade da triste realidade dos cenários brasileiros e dos defeitos da produção/organização (ou desorganização) criados pelas sucessivas sociedades e pela Natureza. Dessa forma, o mosaico de domínios paisagísticos e ecológicos e as faixas de transição são explicados em suas potencialidades sem cair nas expressões vulgares de ecologismos e do economismo ingênuos, obtusos e impróprios para uma planificação racional das diferentes expressões de humanidades no Brasil. – Reinaldo Corrêa Costa

 

←voltar

Anúncios